A União Europeia (UE) adoptou na última quinta-feira (6 de junho) novas regras que facilitam a concessão de vistos para entrar na Europa.
As novas regras permitem que os pedidos sejam feitos por via eletrónica e entre 6 meses e 15 dias antes da viagem, passando a ser permitida a emissão de visto de entradas múltiplas a viajantes regulares com um historial de vistos favorável, por um período que aumenta gradualmente de um para cinco anos.
A Comissão Europeia avaliará também se os países que recebem os novos cidadãos estão a colaborar. Se não o estiverem a fazer, poderão ser adoptadas medidas restritivas específicas relacionadas com o tratamento e, em última análise, com os custos dos vistos. Por outro lado, se estes países estiverem a cumprir as suas funções, a Comissão pode propor que o Conselho adopte uma decisão de execução que preveja uma redução dos seus custos, uma redução do tempo de decisão sobre os pedidos ou uma prorrogação do período de validade dos vistos de entradas múltiplas.
Apesar do processo ser mais simples agora, também é mais caro. Os custos dos vistos são aumentados para 80€ e avaliados de 3 em 3 anos.