Desde 8 de Junho que os cidadãos angolanos que vivem em Portugal podem pedir o registo criminal, bem como solicitar a emissão do Bilhete de Identidade em Lisboa através de um gabinete específico a operar no Consulado Geral de Angola em Lisboa.
Este gabinete funcionará por marcação e permite a recolha de dados biométricos para emissão dos referidos documentos. O registo criminal será emitido no próprio dia do pedido, já o Bilhete de Identidade terá um tempo de emissão estimado de 15 dias.
Esta iniciativa vem poupar tempo e dinheiro aos cerca de 40 mil Angolanos residentes em Portugal, os quais se viam obrigados a deslocar-se ao seu país de origem para resolver este tipo de questões. Adicionalmente, será considerada como prioritária a emissão de bilhetes de identidade para o grupo de cidadãos que regressaram de Angola logo após a independência (entre 1974 e 1975) e que se encontram de momento como apátridas, resolvendo-se assim uma situação deveras delicada e que afecta 125 pessoas actualmente.
Fonte: Agência Lusa