No dia 10 de junho (Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas), quando os Presidentes da República de Portugal e Cabo Verde se encontraram, foi reforçada a ideia de ambos os países estarem empenhados em realizar um acordo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), para encontrar uma solução para facilitar o sistema de obtenção de vistos.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, declarou que na próxima reunião da CPLP irá ser discutido algumas ideias para facilitar a circulação entre os estados-membros da comunidade. O objetivo deste acordo da CPLP é que os cidadãos dos estados-membros possam trabalhar e estudar em território nacional sem terem de demonstrar registo criminal, contrato de trabalho, promessa de contrato de trabalho ou meio de subsistência. Os vistos de curta duração poderão também vir a ser facilitados.
Este acordo poderá revolucionar a circulação entre os países da CPLP, mas ainda terão de ser aprovados na reunião de dia 19 e as novas regras têm de ser ratificadas por cada país.