Porto, Braga e Lisboa no ranking do Financial Times sobre cidades de futuro

A cidade de Braga foi eleita pelo Financial Times como a melhor cidade do futuro na categoria destinada à captação de investimento externo. Já o Porto alcançou a primeira posição na categoria de cidades de grande dimensão e o terceiro lugar como Melhor Estratégia de IDE em cidades europeias de tamanho médio. Lisboa conseguiu um quinto lugar no âmbito de capital humano e estilo de vida

 

 

São três as cidades portuguesas destacadas no ranking European Cities and Regions of the Future – the Best and the brightest among Europe investments destination, divulgado pelo suplemento da revista FDi Intelligence, uma publicação do Financial Times, veiculada no mundo inteiro.

Este estudo compara os destinos de investimento estrangeiro direto mais atrativos na Europa e demonstra que algumas cidades europeias, entre as quais portuguesas, demonstraram um grau de resiliência elevado às inevitáveis consequências económicas geradas pela pandemia.

 

Cidades Portuguesas Distinguidas:

Porto:

  • Melhor Cidade do Futuro. Categoria: Cidades de Grande Dimensão
  • Terceira melhor cidade europeia de tamanho médio em estratégia de IDE (Investimento Direto Externo)

 

Braga:

  • Melhor Cidade do Futuro. Categoria: Captação de Investimento Externo.

Lisboa:

  • Quinto Lugar. Categoria: Capital Humano e Estilo de Vida

Para elaborar este ranking, a equipa do Financial Times, avaliou 365 localidades europeias agrupadas da seguinte forma em função da densidade populacional:

  • Muito grandes – mais de 750 mil habitantes.
  • Grandes – compostas por mais de 500 mil habitantes.
  • Médias – habitadas por um número igual ou superior a 200 mil pessoas.
  • Pequenas – entre 100 a 350 mil habitantes.
  • Microcidades – com uma população inferior a 100 mil habitantes.

Após esta subdivisão das 365 cidades europeias, foram observadas 5 variantes:

  • Potencial Económico
  • Facilidade de Negócios
  • Conectividade
  • Capital Humano e Estilo de Vida
  • Custo-Benefício

 

As cidades portuguesas – em particular Braga que lidera o ranking como melhor cidade do futuro na categoria destinada à captação de investimento externo em cidades com menos de 200 mil habitantes e a cidade do Porto que arrecadou o primeiro lugar na categoria de cidades de grande dimensão são agraciadas com uma página no suplemento da revista FDi do Financial Times, nas quais são enaltecidas características empresariais e também as condições que estas cidades proporcionam.

A cidade do Porto é destacada como como A Global Business Hub for the 21st Century e os autores deste estudo afirmam que, nos últimos anos, esta cidade tem vindo a aumentar o seu apelo aos investidores e consequentemente tornou-se um dos destinos de investimento que mais cresceu na Europa, tanto pelo número de projetos de IDE (Investimento Direto Externo), como pelo número de startups e registo de patentes em Portugal. A revista do Financial Times salienta ainda que os investidores internacionais têm procurado Porto em busca de talento altamente qualificado e inovador da região. Entre outros aspectos, o suplemento da revista FDi realça também algumas características desta cidade no Norte do País:

  • É capital económica do Norte de Portugal
  • É considerado o coração empresarial de Portugal com as melhores empresas ali sediadas (ou nos arredores)
  • A proximidade com outras cidades europeias
  • O facto do Centro Histórico ser considerado Património Mundial da UNESCO faz com que um cidadão se sinta (mais) confortável
  • Possui infraestruturas modernas
  • Proporciona uma boa qualidade de vida

A cidade de Braga também é contemplada com uma página, na qual o suplemento enaltece as condições existentes para o estabelecimento de empresas (existentes ou novas unidades de negócio) e o facto de projetos iniciados naquela cidade terem alcançado mercados internacionais altamente competitivos.

 

Contacte-nos para saber mais detalhes.

A Lamares, Capela & Associados tem o compromisso de proteger e respeitar a sua privacidade e usaremos as suas informações pessoais apenas para gerir a sua conta e fornecer os produtos e serviços que nos solicitou. Ocasionalmente, gostaríamos de contactá-lo sobre os nossos produtos e serviços e também sobre outros assuntos que possam ser do seu interesse.

Partilhar artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Contacte-nos para saber mais detalhes.

A Lamares, Capela & Associados tem o compromisso de proteger e respeitar a sua privacidade e usaremos as suas informações pessoais apenas para gerir a sua conta e fornecer os produtos e serviços que nos solicitou. Ocasionalmente, gostaríamos de contactá-lo sobre os nossos produtos e serviços e também sobre outros assuntos que possam ser do seu interesse.
Valorizamos a sua privacidade

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, apresentar anúncios ou conteúdos personalizados e analisar o nosso tráfego. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de cookies.