Durante este ano, 1.099 investidores e 1.941 familiares receberam autorizações de residência em Portugal no âmbito do programa Golden Visa.
O investimento neste programa aumentou 24% em Outubro, para cerca de 60 milhões de euros.
No topo das nacionalidades que mais investem em Portugal continuaram os chineses, com 28 novos investidores e os brasileiros, não muito atrás, com 15 novos investidores. De origem russa, contam-se 7 investidores, enquanto os sul-africanos e turcos possuem 4 cada.
Entre o início do ano e o final de Outubro, os participantes do programa injectaram 661,5 milhões de euros na economia portuguesa, traduzindo-se n uma média de 66,15 milhões de euros por mês. É de realçar, no entanto, que os índices de aprovação e investimento são por norma maiores em Novembro e Dezembro do que nos meses de Verão. Isto significa que é possível estabelecer um novo recorde até ao final do ano.
Ao todo, o programa arrecadou 4,9 mil milhões de euros desde o seu início em Novembro de 2012, sendo a grande maioria na forma de investimentos imobiliários. Embora essa distribuição tenha permanecido praticamente constante ao longo da história do programa, a crescente promoção de classes alternativas de activos qualificados (como fundos de investimento em participações privadas e capital de risco, que possuem requisitos mínimos de investimento) tem o potencial de interromper esse padrão.