Portugal é o melhor País do mundo para viver após a reforma

Portugal é o melhor País do mundo para viver após a reforma.

 

O ranking dos melhores países do mundo onde viver após a reforma- World Retirement Index – coloca Portugal no topo da lista, à frente do México, Panamá ou Espanha.

 

Os portugueses não têm a tradição de mudar de país após a reforma; antes pelo contrário, a nossa diáspora ou os emigrantes nacionais, na sua larga maioria pretendem regressar ao seu país natal depois de se reformarem (Emigrantes portugueses regressam de vez ao país natal). No entanto, é prática comum para algumas nacionalidades, gozarem este período no qual terminaram as suas obrigações laborais, além fronteiras.

E qual é o melhor país do mundo para se gozar a reforma? Portugal! Os dados são apontados pelo 2023 Annual Global Retirement Index, um ranking divulgado pelo portal International Living, no qual constam os 16 melhores países do mundo e pelas mais diversas razões, para se viver nesta fase da vida.

Este estudo – o World Retirement Index – combina variáveis como o custo de vida, o clima, o acesso a cuidados de saúde, a segurança, o estilo de vida, a cultura e as tradições e a pontuação mais alta foi para Portugal. Acresce que a recolha de dados é igualmente baseada na opinião de estrangeiros que vivem nos países eleitos e que detalham pormenores como os preços dos bens, ou de serviços, entre outros, contribuindo para se chegar ao valor médio do custo de vida.

Os países que seguem Portugal são fora da Europa, conseguindo a vizinha Espanha alcançar um 6º lugar nesta tabela que elege 16 países no mundo.

 

2023 Annual Global Retirement Index:

  1. Portugal
  2. México
  3. Panamá
  4. Equador
  5. Costa Rica
  6. Espanha
  7. Grécia
  8. França
  9. Itália
  10. Tailândia
  11. Colômbia
  12. Uruguai
  13. Malta
  14. Irlanda
  15. Roatán (Honduras)

 

O 2023 Annual Global Retirement Index do portal International Living colocou Portugal no topo da lista, identificando alguns benefícios para todos aqueles que se por um lado já decidiram mudar de país na reforma, por outro, estão indecisos sobre o destino.

 

Quais as razões para escolher Portugal?

(de acordo com os colaboradores deste estudo)

  • A riqueza histórica e cultural do País
  • A gastronomia
  • A proximidade do Oceano Atlântico
  • O clima
  • A hospitalidade dos portugueses
  • A língua – em Portugal quase toda a gente fala inglês (realçam igualmente que todos os estudantes são obrigados a aprender inglês, pelo que é fácil comunicar com a população e em particular a mais jovem)
  • Cuidados de Saúde acessíveis – referem que em Portugal é possível aceder ao Serviço Nacional de Saúde e igualmente ao Privado e que em ambos os casos, conseguem comunicar em inglês
  • Segurança
  • O Sistema Rodoviário – enaltecem as redes de autocarros de umas cidades para as outras e referem que é “das melhores da Europa”.
  • A facilidade de criar novas relações sociais – referem que o facto de viverem tantos estrangeiros em Portugal potencia novas amizades quer com portugueses, quer com outras nacionalidades

 

Além destes dados, os colaboradores do World Retirement Index, referem a facilidade de viajar para qualquer parte do mundo através das ligações possíveis nos três aeroportos que existem no País: Porto, Lisboa, Faro. E salientam algumas peculiariedades que para os estrangeiros são importantes, nomeadamente o facto de poderem beber água potável da torneira ou de existir internet de alta velocidade.

 

Qual o custo de vida em Portugal?

O 2023 Annual Global Retirement Index, da International Living, é elaborado nos Estados Unidos da América e apesar de ser dirigido a todos aqueles que pretendem informações detalhadas sobre destinos onde viver após se reformarem, baseia-se em primeiro lugar no mercado norte-americano e canadiano. De acordo com este ranking, informam que é possível um casal viver em Portugal, com cerca de $2,500 a $3,000 (dólares americanos) por mês o que equivale a valores que oscilam entre os €2300 e os €2900 euros mensais, em função do estilo de vida que adoptarem e da zona onde decidirem viver. No entanto, alertam que caso a escolha seja Lisboa, Porto ou Algarve, estes valores médios disparam.

Contacte-nos para saber mais detalhes.

A Lamares, Capela & Associados tem o compromisso de proteger e respeitar a sua privacidade e usaremos as suas informações pessoais apenas para gerir a sua conta e fornecer os produtos e serviços que nos solicitou. Ocasionalmente, gostaríamos de contactá-lo sobre os nossos produtos e serviços e também sobre outros assuntos que possam ser do seu interesse.

Partilhar artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Contacte-nos para saber mais detalhes.

A Lamares, Capela & Associados tem o compromisso de proteger e respeitar a sua privacidade e usaremos as suas informações pessoais apenas para gerir a sua conta e fornecer os produtos e serviços que nos solicitou. Ocasionalmente, gostaríamos de contactá-lo sobre os nossos produtos e serviços e também sobre outros assuntos que possam ser do seu interesse.