O número de passageiros nos aeroportos portugueses no primeiro trimestre de 2023 foi de 12,87 milhões, o que simboliza um número recorde em Portugal. Mais de metade destes passageiros, movimentaram-se na cidade de Lisboa
Entre os meses de janeiro e março de 2023, ou seja, no primeiro trimestre do ano, embarcaram e desembarcaram 12,87 milhões de passageiros nos aeroportos portugueses, de acordo com os dados avançados na sexta-feira, dia 12 de maio, pelo Instituto Nacional de Estatística, INE. Em termos simplificados, estes números representam um número recorde em Portugal.
No relatório do INE, o Instituto aponta os principais destinos de origem e regresso dos passageiros: França, Reino Unido, Espanha e Estados Unidos da América. Estes dados, recorde-se, referem-se unicamente aos dias compreendidos entre 1 de janeiro e 31 de março.
Se em janeiro e fevereiro, os número de passageiros nos aeroportos portugueses não saltou para a ribalta, durante o mês de março e de acordo com o Instituto Nacional de Estatística, registaram-se 4,9 milhões de passageiros o que corresponde a um aumento de 13,8% face a março de 2019 e de 29,7% face a março de 2022 (entre 2020 e 2021 existiram constrangimentos nas viagens em virtude da pandemia, pelo que este crescimento é comparativo a 2019 e 2022). O INE sublinha que “desde o início de 2023, têm-se verificado valores mensais de passageiros nos aeroportos nacionais sempre superiores aos níveis pré-pandemia”.
Na sequência dos dados divulgados, sublinha-se que, durante o primeiro trimestre de 2023, o aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, movimentou 55,3% passageiros (7,1 milhões), o que representa um crescimento de 57,6% quando comparado com o mesmo período em 2022. Já o aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, concentrou 22,7% do total de passageiros, traduzindo-se num crescimento de 49,8% face ao mesmo período do ano passado.
Este estudo comparativo abrangeu todos os aeroportos de Portugal Continental e das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores: Lisboa, Faro (Algarve), Porto, Madeira (Funchal), Porto Santo, Base das Lajes e os aeroportos dos Açores: Ponta Delgada, Horta, Santa Maria, Flores, Graciosa, São Jorge, Corvo e Pico e ainda “outros” o que significa os aeroportos privados e/ou militares. Este documento, atualizado a 12 de maio de 2023, revela igualmente que durante o mês de março de 2023, os aeroportos portugueses com maior movimento de passageiros no embarque e desembarque foram: Lisboa, Faro, Porto e Madeira.