Há cada vez mais estrangeiros a viver em Portugal

estrangeiros viver em portugal

O número de estrangeiros a viver em Portugal aumentou 13,9% em 2018, totalizando 480.300.

De acordo com o Relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo, elaborado pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF),o número de estrangeiros a viver em Portugal aumentou 13,9% em 2018, totalizando 480.300, sendo que 81% dos cidadãos estrangeiros residentes em Portugal fazem parte da população ativa, com preponderância do grupo etário entre os 25 e os 44 anos.

O mesmo relatório, ainda diz que mais de dois terços (68,9%) da população estrangeira reside nos distritos de Lisboa (213.065), Faro (77.489) e Setúbal (40.209).

Uma avaliação feita pela InterNations a 64 países, diz que Portugal é o 3º melhor país para receber Expats, ficando à frente de Espanha e República Checa, que também estão nos 10 primeiros lugares. O Reino Unido, a Grécia e a Itália são os países da União Europeia que se encontram no final da tabela. O Brexit, e as crises económicas vividas na Grécia e na Itália, são os motivos para estes países terem esta classificação.

Alguns motivos que justificam o crescente interesse dos estrangeiros em viver em Portugal

Qualidade de vida

De acordo com a InterNations, Portugal é o 2º país com melhor qualidade de vida (Leia mais aqui).

Muitos já são os estrangeiros que escolhem Portugal para residir. De um modo geral, os estrangeiros que vivem em Portugal estão impressionados com a qualidade do meio ambiente (96%) e com o clima (94%).

Segurança

O Global Peace Index, considerou Portugal como o 3º país mais seguro do mundo (leia mais aqui). Os portugueses são pessoas pacíficas e procuram evitar conflitos.

Custo de vida baixo

Portugal é um dos países com o custo de vida mais baixo da Europa.

Embora Lisboa seja uma das cidades mais caras do país, em comparação com as outras capitais europeias, é bastante acessível.

O clima e a cultura

Com quase 300 dias de sol por ano, Portugal oferece o melhor clima da Europa, com invernos amenos e verões quentes.

Os portugueses e sua cultura encantaram muitos estrangeiros. A gastronomia, as festividades, tradições e a simpatia do povo português faz com que muitos estrangeiros se sintam em casa.

Apoios do Governo a quem pretende residir em Portugal

O Governo português tem concedido diversos apoios não só aos cidadãos portugueses que pretendem residir ou voltar a residir em Portugal, como é exemplo o Programa Regressar, mas também para os estrangeiros que queiram investir e se queiram fixar em Portugal.

  • Regime de Residente Não-habitual (RNH)

RNH é um estatuto fiscal que se destina a quem não tenha sido residente em Portugal nos últimos cinco anos e passe a ser, que garante, por um período de dez anos à isenção de rendimentos obtidos no estrangeiro e à tributação dos rendimentos obtidos em Portugal a taxas reduzidas no caso de exercerem atividades de elevado valor acrescentado.

Uma autorização de residência para quem realize um investimento em imobiliário, em empresas ou transferência de capitais, de montantes variáveis, que permite o acesso ao Espaço Schengen sem necessidade de visto.

Várias alterações recentes à Lei da Nacionalidade facilitaram os procedimentos de obtenção da mesma por aqueles que não são descendentes de portugueses, por exemplo, foi reduzido para 5 anos o tempo de residência legal para acesso à nacionalidade.

Contacte-nos para saber mais detalhes.

A Lamares, Capela & Associados tem o compromisso de proteger e respeitar a sua privacidade e usaremos as suas informações pessoais apenas para gerir a sua conta e fornecer os produtos e serviços que nos solicitou. Ocasionalmente, gostaríamos de contactá-lo sobre os nossos produtos e serviços e também sobre outros assuntos que possam ser do seu interesse.

Partilhar artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Contacte-nos para saber mais detalhes.

A Lamares, Capela & Associados tem o compromisso de proteger e respeitar a sua privacidade e usaremos as suas informações pessoais apenas para gerir a sua conta e fornecer os produtos e serviços que nos solicitou. Ocasionalmente, gostaríamos de contactá-lo sobre os nossos produtos e serviços e também sobre outros assuntos que possam ser do seu interesse.
Valorizamos a sua privacidade

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, apresentar anúncios ou conteúdos personalizados e analisar o nosso tráfego. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de cookies.