O passaporte mais poderoso do mundo em 2023

Ter um passaporte do Japão, de Singapura ou da Coreia do Sul permite o livre acesso a mais de 190 países sem necessidade de obtenção de visto prévio ou na chegada. Em contrapartida se este documento for do Afeganistão ou do Iraque, não chegam a 30 os países para os quais estes cidadãos podem viajar livremente

Um trio de passaportes asiáticos: Japão, Singapura e Coreia do Sul constituem os passaportes mais poderosos para viajar pelo mundo durante o ano de 2023, de acordo com o Henley Passport Index, um relatório trimestral divulgado pela consultora britânica de residência e cidadnia global, Henley & Partners, sediada em Londres.

Os dados, apresentados durante este mês de janeiro revelam que os cidadãos com nacionalidade japonesa lideram o topo da lista, na medida em que usufruem da possibilidade de viajar sem necessidade de visto para 193 países no mundo inteiro, Segue-se Singapura e Coreia do Sul, cujos cidadãos podem visitar livremente 192 países.

A consultora Henley & Partners dá nota neste seu relatório que numa fase em que a Ásia-Pacífico está a recuperar das restrições impostas pela pandemia Covid.19, é expectável que os cidadaos que integram estes países voltem a ter liberdade e vontade de viajar. O documento salienta igualmente que a nível global, as viagens internacionais se situam em 75% dos niveis pré-pandémicos sustentando esta afirmação com base nos dados fornecidos pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).

Depois do trio de países asiáticos e segundo o Henley Passport Index, chega a Europa com um empate entre Espanha e Alemanha – onde os cidadãos podem visitar livremente 190 países – seguidas pela Itália, Finlânia e Luxemburgo que oferecem a possibilidade de viajar para 189 países sem necessidade de visto.

Os lugares seguintes mantém-se na Europa: Áustria, Dinamarca, Holanda e Suécia, empatados em 5º lugar com a possibilidade de viajarem para 188 destinos ao qual se juntam Portugal, França, Irlanda e Reino Unido com 187 países de portas abertas aos turistas destas nacionalidades. O relatório também refere quais os piores países em termos de liberdade para viajar mas para já, segue a tabela dos melhores passaportes segundo o Henley Passport Index

 

Os melhores passaportes em 2023

 

1. Japão (193 destinos)

2. Singapura, Coreia do Sul (192 destinos)

3. Alemanha, Espanha (190 destinos)

4. Finlândia, Itália, Luxemburgo (189 destinos)

5. Áustria, Dinamarca, Holanda, Suécia (188 destinos)

6. Portugal, França, Irlanda, Reino Unido (187 destinos)

7. Bélgica, Nova Zelândia, Noruega, Suíça, Estados Unidos, República Checa (186 destinos)

8. Austrália, Canadá, Grécia, Malta (185 destinos)

9. Hungria, Polônia (184 destinos)

10. Lituânia, Eslováquia (183 destinos)

O Henley Passport Index classifica 199 países com o número de destinos aos quais os seus titulares têm acesso sem necessidade de visto prévio e vai sendo atualizando ao longo do ano e em tempo real, em virtude das alterações legislativas sobre vistos, introduzidas em cada país. Esta listagem da Henley & Partner serve de base a várias empresas do mercado financeiro para classificar os passaportes globais de acordo com o acesso que eles fornecem aos seus cidadãos.

Os piores passaportes do mundo em 2023 são, para a Henley & Partner, aqueles que não têm liberdade para viajar sem acesso prévio ao visto ou, em alternativa, visto na chegada ao país de destino e é liderada pelo Afeganistão com um acesso a 27 países. Segue-se o Iraque e Síria.

Os piores passaportes em 2023

1. Afeganistão (27 destinos)

2. Iraque (29 destinos)

3. Siria (30 destinos)

4. Paquistão (32 destinos)

5. Iêmen (34 destinos)

6. Somália (35 destinos)

7. Nepal, território palestino (38 destinos)

8. Coreia do Norte (40 destinos)

Contacte-nos para saber mais detalhes.

A Lamares, Capela & Associados tem o compromisso de proteger e respeitar a sua privacidade e usaremos as suas informações pessoais apenas para gerir a sua conta e fornecer os produtos e serviços que nos solicitou. Ocasionalmente, gostaríamos de contactá-lo sobre os nossos produtos e serviços e também sobre outros assuntos que possam ser do seu interesse.

Partilhar artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Contacte-nos para saber mais detalhes.

A Lamares, Capela & Associados tem o compromisso de proteger e respeitar a sua privacidade e usaremos as suas informações pessoais apenas para gerir a sua conta e fornecer os produtos e serviços que nos solicitou. Ocasionalmente, gostaríamos de contactá-lo sobre os nossos produtos e serviços e também sobre outros assuntos que possam ser do seu interesse.
Valorizamos a sua privacidade

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, apresentar anúncios ou conteúdos personalizados e analisar o nosso tráfego. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de cookies.