No dia 4 de junho, a Lamares, Capela & Associados publicou uma notícia sobre o aumento do interesse na nacionalidade portuguesa por judeus sefarditas, onde menciona que entre o ano de 2018 e abril de 2019 foram registados cerca de 21000 pedidos de nacionalidade.
Um dos motivos para este aumento da procura é o Brexit. Quando o Reino Unido decidiu sair da União Europeia, estimulou os judeus sefarditas a pedirem a nacionalidade portuguesa. De acordo com o Dr. Michael Rothwell, delegado da Comunidade de Judeus do Porto, afirmou que antes do Brexit só recebeu 5 pedidos de nacionalidade, ao contrário dos 400 pedidos que recebeu 2 meses depois do voto de saída do Reino Unido da UE. “Penso que as pessoas estão um pouco nervosas com isto e, portanto, sentem que ter um passaporte da União Europeia seria uma vantagem, mesmo que não estejam a planear mudarem-se para Portugal”, disse Dr. Michael Rothwell “Ter nacionalidade de um país da UE tem os seus benefícios.”.
Espanha também permite a obtenção da nacionalidade espanhola por parte de judeus sefarditas mas, ao contrário de Portugal, este processo tem uma data prevista para terminar (outubro de 2019) e é mais complexo.