A nova plataforma Empresa Online 2.0 permite criar uma empresa de forma exclusivamente digital
A nova plataforma do Governo, intitulada Empresa Online 2.0 foi lançada com o objetivo de facilitar a criação de empresas, de forma exclusivamente digital e pretende captar investimento estrangeiro, na medida em é disponibilizada em duas línguas: Português e Inglês. Os pagamentos dos emolumentos inerentes pode ser pago por Mbway.
A Empresa Online 2.0 permite a criação de:
- Sociedades unipessoais por quotas
- Sociedades por quotas
- Sociedades anónimas (medida que estava suspensa desde 2017)
Esta nova plataforma cruza os dados com a Autoridade Tributária, a Segurança Social e outras entidades públicas, além de fazer ligações com os CTT e a SIBS.
Para criar uma empresa é necessário ter Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital e assinatura digital. Em alternativa, os advogados, notários e solicitadores podem fazê-lo em nome dos interessados.
De acordo com o Ministério da Justiça, este projeto inovador é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PPR), e estará disponível 24 horas por dia, o que permite aos cidadãos ou aos seus representantes legais, independentemente do local onde se encontram, realizarem remotamente, a qualquer hora, o processo de constituição de uma empresa.
Para aceder a esta plataforma deverá entrar aqui: justica.gov.pt