A capital de Portugal destaca-se no Brand Finance City Index 2023, que avalia as melhores marcas de cidade no mundo
Lisboa ocupa a 43ª posição do Brand Finance City Index 2023 (da consultora de avaliação de marcas, Brand Finance), que avalia as 100 melhores marcas das cidades no mundo, com base num inquérito global a cerce de 15 mil pessoas, realizado em abril de 2023 e em 20 países de todo o mundo.
A tabela do Brand Finance City Index coloca Londres como a melhor marca de cidade do mundo, seguida de Nova Iorque, Paris, Los Angeles e Sydney). De acordo com este relatório, Lisboa conjuga vários fatores: a gastronomia, o património arquitetónico e cultural, a atmosfera animada e o fado que internacionalizam a cidade no sentido de a tornar um destino de eleição. A pontuação da capital de Portugal neste ranking foi de 67,5/100.
Porquê Lisboa?
- A nível mundial ocupa o 11º lugar quando se classificam as pessoas e os valores da cidade
- Ocupa o 14º lugar na tabela em termos de Cultura e Património
- Está em 23º lugar e matéria de habitabilidade
- Em questões relacionadas com a sustentabilidade encontra-se na 37ª posição
Em comunicado à imprensa portuguesa, Pilar Alonso Ulloa, Directora-geral da Península Ibérica e América do Sul da Brand Finance revela que “uma combinação de fatores como o turismo em expansão, a promoção da inovação e da tecnologia, o investimento estrangeiro, o acolhimento de eventos culturais e o compromisso com a sustentabilidade contribuíram para consolidar o estatuto de Lisboa como uma cidade em constante crescimento e projeção global.”
Para chegar a uma avaliação final sobre as marcas das cidades neste ranking, a consultora de avaliação de marcas, Brand Finance, teve em consideração as respostas dos cerca de 15 mil inquiridos a nível global sobre a reputação geral de cada cidade e a vontade que cada um dos participantes demonstrou em eleger cada cidade como local para viver ou trabalhar (de forma presencial ou remota), estudar, visitar, investidor ou viver após a reforma. Os autores do estudo tiveram em consideração outros pilares como a sustentabilidade, a rede de transportes e as oportunidades de investimento/negócios.
O Brand City Finance Index é um estudo abrangente sobre a percepção da marca nas cidades e baseado nas pesquisas efetuadas em 20 países espalhados pelo mundo. O objetivo é ter uma perspectiva externa de cada cidade nas medida em que as percepções locais não são incluídas nas contas finais.
Se Londres, Nova Iorque, Paris, Los Angeles e Sydney, Dubai, Amesterdão, Madrid ou Vancouver ficam acima de Lisboa (antes da 43ª posição), a seguir à capital de Portugal, aparecem cidades como Oslo (Noruega), Dallas (Estados Unidos da América), Auckland (Nova Zelândia) , Macau, Istambul (Turquia), Buenos Aires (Argentina) e as cidades brasileiras de São Paulo e Rio de Janeiro. Conheça a listagem aqui: brand-finance-city-index-2023-Best-City-Brands-Table-4.pdf (brandfinance.com)