Portugal é um país atrativo para o investimento estrangeiro. Em 2022, a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal – AICEP – angariou 47 projetos de investimento produtivo que representam 2678 milhões de euros
A Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal – AICEP, angariou durante o ano de 2022, 47 projetos de investimento produtivo, que representam 7233 postos de trabalho e 2678 milhões de euros, em termos de Investimento Direto Estrangeiro, IDE. Os dados foram divulgados pela AICEP na revista Portugal Global do mês de abril (que pode ler aqui: AICEP—página 1 (portugalglobal.pt)).
De acordo com os dados apresentados, os 47 projetos de Investimento Direto Estrangeiro apresentam perfis distintos, embora a sua larga maioria assente na base tecnológica. Em comum, o facto de Portugal ser um país atrativo, a vários níveis, para a captação de investimento estrangeiro, nomeadamente ao nível de talento, do interesse internacional e pela sua localização geográfica na medida em que integra a União Europeia.
No âmbito dos 7233 postos de trabalho criados, segundo a AICEP, mais de metade (cerca de 4000) estão relacionados com as áreas tecnológicas, nomeadamente, desenvolvimento de software e tecnologias de informação.
Os países de origem do investimento em Portugal são os Estados Unidos da América (a liderar a tabela), seguidos da Alemanha, Reino Unido, Suíça e Países Nórdicos.
Para os investidores, Portugal apresenta fortes competências ao nível dos talentos e a AICEP refere que em 2022, mais de 93 200 alunos concluíram o ensino superior, “dos quais cerca de 30 por cento nas áreas das ciências, tecnologia, engenharia e matemática”.