Investidores do Texas mostram interesse em Portugal

O Secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz, revelou que existem investidores no Texas interessados em oportunidade de negócio em Portugal.

 

Em declarações à agência Lusa, o Secretário de Estado da Internacionalização, Bernardo Ivo Cruz e após a sua primeira visita oficial aos Estados Unidos que aconteceu durante este mês de março, salientou que no âmbito das reuniões com potenciais investidores, estes “estão muito interessados em Portugal, não só pelo que tem para oferecer, mas também por Portugal enquanto plataforma de negócios para a Europa e para os países de língua portuguesa”.

Por outro lado, o governante comentou que o contrário também se verifica, ou seja, e na voz do próprio “há boas oportunidades para as empresas portuguesas no Texas”. Acrescente-se que o Texas, um dos 50 estados que compõem os Estados Unidos da América, se fosse independente, seria a nona maior economia do mundo.

Nesta sua primeira visita aos Estados Unidos da América, o Secretário de Estado da Internacionalização esteve em Houston após uma passagem por Austin, onde a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal teve, pela primeira vez, um espaço no grande evento das indústrias criativas no South by Southwest (SXSW).

Bernardo Ivo Cruz explicou o objetivo desta viagem: “estabelecer um conjunto de contactos com vários setores do Texas que interessam à economia e às empresas portuguesas e que, por sua vez, se interessam por Portugal e pela economia portuguesa”, acrescentando que “os contactos que estabelecemos foram muito interessantes e com potencial, nomeadamente nas áreas das tecnologias de informação, cinema e televisão.

Em Houston, a cidade com maior densidade demográfica do Texas e a 4º nos Estados Unidos, o governante português visitou a Rice University, que possui um reconhecido centro de desenvolvimento tecnológico, e ainda o Texas Medical Center, considerado o maior centro de pesquisa científica aplicada à medicina do mundo.

“Estão muito interessados em algumas empresas portuguesas e nas nossas universidades, nos nossos centros de investigação e fundações”, destacou o Secretário de Estado.

As relações entre Portugal e os Estados Unidos da América são históricas e abarcam valências diferenciadas. No final de 2022, a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos da América aprovou – no final de 2022 – a Amigo Act (Advancing Mutual Interests and Growing Our Success Act), ou seja, a Lei do Amigo, integrada na Lei da Autorização da Defesa Nacional. Em termos práticos, a legislação permitir que Portugal possa investir nos Estados Unidos de forma simplificada através da emissão de vistos E-1 (destinado ao comércio) e E-2 (para investidores e empresários). A Amigo ACT veio reforçar a estreita ligação entre os dois países e impulsionar a imigração (AMIGO ACT – Portugal e os Estados Unidos)

 

Recorde-se que Portugal tem tido grande destaque nos Estados Unidos da América, não só a nível de investimento ou flexibilidade das políticas de imigração, como, por exemplo, a Amigo Act, como noutras áreas, nomeadamente o facto de ter sido eleito pelo 2023 Annual Global Retirement Index, como o melhor país do mundo para viver após a reforma (Portugal é o melhor País do mundo para viver após a reforma). Já no mercado imobiliário constata-se a procura crescente de imóveis para compra ou arrendamento por cidadãos de nacionalidade norte-americana (Imobiliário: Cresce a procura de casas para comprar e arrendar pelos estrangeiros que vivem em Portugal).

A Lamares, Capela & Associados acrescenta ainda que o passaporte português permite a entrada sem necessidade de visto em 187 países, ocupando Portugal um papel de destaque de acordo com o Henley Passport Index (O passaporte mais poderoso do mundo em 2023).

Contacte-nos para saber mais detalhes.

A Lamares, Capela & Associados tem o compromisso de proteger e respeitar a sua privacidade e usaremos as suas informações pessoais apenas para gerir a sua conta e fornecer os produtos e serviços que nos solicitou. Ocasionalmente, gostaríamos de contactá-lo sobre os nossos produtos e serviços e também sobre outros assuntos que possam ser do seu interesse.

Partilhar artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Contacte-nos para saber mais detalhes.

A Lamares, Capela & Associados tem o compromisso de proteger e respeitar a sua privacidade e usaremos as suas informações pessoais apenas para gerir a sua conta e fornecer os produtos e serviços que nos solicitou. Ocasionalmente, gostaríamos de contactá-lo sobre os nossos produtos e serviços e também sobre outros assuntos que possam ser do seu interesse.
Valorizamos a sua privacidade

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, apresentar anúncios ou conteúdos personalizados e analisar o nosso tráfego. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de cookies.