De acordo com a revista Monocle, Lisboa é a 3ª cidade do mundo mais segura, sustentável, vanguardista e inspiradora, tendo este ano subido 4 lugares no ranking que avalia a qualidade de vida de 25 cidades do mundo.
Já na 15ª edição, a Monocle considera os baixos níveis de poluição da cidade de Lisboa como um fator essencial para esta classificação, destacando que a mesma pretende “reduzir as suas emissões de carbono em 60% até 2030 e um terço do orçamento da Câmara Municipal foi dedicado a tornar realidade esta retórica elevada”. Completam o pódio a cidade de Copenhaga na Dinamarca e Zurique na Suiça, com o primeiro e segundo lugar, respetivamente.
Outro fator importante é o espírito empreendedor que a cidade tem, o ano passado foi positivo para as empresas e o setor turístico que se encontra ainda a recuperar da pandemia já teve um impacto favorável nas lojas e restaurantes da cidade.
No entanto, nem tudo é perfeito e existe um fator que se pode tornar um ponto negativo na cidade de Lisboa: o risco de uma crise habitacional. A Monocle alerta: “Apesar da boa aparência, brilho e charme de Lisboa, há desafios e a habitação é o mais premente. Uma nova lei que limita os tipos de edifícios que podem ser alugados como arrendamentos de curto prazo ajudará os moradores, enquanto há também um programa para aproveitar as cerca de 48 mil casas que agora estão vazias”.