De acordo com dados do Banco de Portugal (BdP), o investimento imobiliário em Portugal atingiu os 321 milhões de euros no primeiro trimestre de 2021, em comparação com os 385 milhões de euros no primeiro trimestre de 2020.
Ainda que o investimento direto estrangeiro em imobiliário tenha caído ligeiramente no primeiro trimestre do ano, considera-se que a sobrevalorização dos preços das casas não deverá travar a procura por parte de não-residentes e que, na globalidade, o investimento deve manter-se próximo dos valores do ano passado.
Apesar do aumento de 5,2% registado no preço das casas em Portugal no primeiro trimestre deste ano, os economistas não identificam alterações relevantes no comportamento do mercado imobiliário no futuro, uma vez que Portugal mantém os seus factores de atractividade para investidores estrangeiros.
Segundo o BdP, o investimento em bens imóveis através do programa Golden Visa, mantém a sua expressividade, fixando-se em 588 milhões de euros em 2020, ainda que abaixo dos 661 milhões de euros registados em 2019.
Conheça as vantagens de contratar um advogado aquando da compra de casa em Portugal.