Algarve no top 3 de destinos mais procurados em 2023

A região do Algarve, em Portugal, está no Top dos 3 destinos mais procurados para momentos de lazer em 2023, de acordo com um relatório recentemente divulgado, da consultora espanhola Mabrian Technologies que analisa os destinos mundiais susceptíveis de serem trending. No topo da lista está Bali, na Indonésia. Já o segundo lugar pertence a Creta, na Grécia ao qual se segue o Algarve.

Para chegar as estes dados, a consultora Mabrian analisou mais de 700 destinos em todo o mundo, aliando variantes como a natureza e o bem-estar, o turismo ativo, o posicionamento do local, o alojamento, a oferta em termos de hotelaria e as ligações, ou as distintas formas de lá chegar. Destes 700 lugares, fez uma triagem de apenas uma dezena, identificando os destinos que proporcionam o melhor equilíbrio e a melhor relação custo-qualidade, entre factores distintos: a oferta de produtos de natureza e de bem-estar, a relevância do turismo ativo, a taxa de ocupação hoteleira em 2022, o crescimento de novas rotas áreas e o preço médio dos diferentes tipos de alojamento, tabelado para os próximos meses.

As conclusões da Mabrian indicam que Bali, na Indonésia é um destino que aumentou em 45% as novas rotas áreas e em 115% a taxa de ocupação, além de oferecer aos visitantes um valor médio de hospedagem em unidades hoteleiras, bastante competitivo. Por outro lado, Creta, na Grécia e sendo considerado um destino essencialmente de Verão, bateu recordes em 2022, ano pautado pela ausência do turismo russo que, até então era considerado um dos principais mercados. A consultora salienta ainda que Creta assistiu ao cresimento de 17% tanto nas rotas internacionais como nas rotas domésticas.

 

Sobre o Algarve que alcançou um prestigiante terceiro lugar, a Mabrian refere que o Sul de Portugal conjuga uma série de factores interessantes, destacando a oferta de produtos turísticos, os preços de alojamento (nas suas diversas valências) extremamente competitibos e um aumento significativo das rotas aéreas com destino ao aeroporto de Faro. Os indicadores da consultora espanhola conferem ao turismo nacional no Algarve um índice de turismo ativo,

natureza e bem-estar de 60% (contra 54% e 57% de Bali e Creta, respetivamente). Por outro lado, revelam que em tempos de capacidade hoteleira e com base em 2022, é expectável que a taxa de ocupaçã no Algarve registe um aumento de cerca de 22% durante todo o ano de 2023. Quanto aos preços médios relativos aos hotéis nas vátias regiões do Sul de Portugal, a Mabrian indica um valor de 86,39 euros.

 

Este análise que permitiu elaborar um ranking dos destinos mais procurados em 2023, teve como base a evolução global dos interesses dos milhões de turistas no último ano e ainda os registos espontâneaos que os vistantes fazem na plataforma TripAdvisor, onde de acordo com a consultora espanhola se percebe claramente que “o interesse por atividades turísticas relacionadas com a natureza, o turismo ativo e o bem-estar tem aumentado substancialmente desde 2019 o que sugestiona que é uma tendência que parece continuar a crescer”.

Nestas conclusões, a Mabrian faz referência ao relatório da publicação portuguesa Publituris, que indica que “as motivações e interesses demonstrados pelos viajantes neste renascimento do turismo sofreram mudanças estruturais que afetaram as tendências e provavelmente continuarão no futuro”. Por outro lado, a consultora espanhola saliente que 2022 será recordado como o ano de recuperação de muitos destinos tradicionais na Europa, Caraibas e Médio Oriente, afirmando ainda que após o fim das restrições impostas pela pandemia Covid-19 no setor hoteleiro mundial, em 2022, os turistas regressaram aos seus hábitos de viajar dentro dos seus países ou para destinos internacionais.

Contacte-nos para saber mais detalhes.

A Lamares, Capela & Associados tem o compromisso de proteger e respeitar a sua privacidade e usaremos as suas informações pessoais apenas para gerir a sua conta e fornecer os produtos e serviços que nos solicitou. Ocasionalmente, gostaríamos de contactá-lo sobre os nossos produtos e serviços e também sobre outros assuntos que possam ser do seu interesse.

Partilhar artigo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Contacte-nos para saber mais detalhes.

A Lamares, Capela & Associados tem o compromisso de proteger e respeitar a sua privacidade e usaremos as suas informações pessoais apenas para gerir a sua conta e fornecer os produtos e serviços que nos solicitou. Ocasionalmente, gostaríamos de contactá-lo sobre os nossos produtos e serviços e também sobre outros assuntos que possam ser do seu interesse.
Valorizamos a sua privacidade

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, apresentar anúncios ou conteúdos personalizados e analisar o nosso tráfego. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de cookies.